Oficina de Revisitação do Mapeamento de Processos

Público-Alvo

Gestores e Técnicos da Coordenação Geral de Seleção, Formação e Cerificação de Competências CSFC/Enap, além de convidados da auditoria e da coordeanção de TI Enap, dentre outros que se mostrem relevantes para análise e transformação do Projeto.

Objetivos de Aprendizagem

Capacitar a equipe e produzir de forma orientada a atualização do processo já mapeado, bem como a construção de produtos que permitirão subsidiar a etapa de análise sobre a viabilidade de continuidade na execução de concursos públicos pela Enap.

Proporcionar aos gestores e técnicos da CGRSFC da Enap, por intermédio de processos de facilitação dialogada, um ambiente de reflexão e ação para a análise do processo “Gerir Recrutamento e Seleção” - concurso, alinhando a equipe e criando condições adequadas para o aprendizado, onde os servidores irão aprender fazendo, experimentando e sendo instigados a construir o conhecimento, aperfeiçoando habilidades e atitudes, contribuindo desta forma para  a transformação do ambiente de trabalho, desburocratizando, buscando inovar procedimentos e tecnologias que serão cruciais para disponibilizar o atendimento adequado às demandas do Governo Federal por recrutamento e seleção, via concursos públicos de provas e títulos.

Metodologia

Ciclo de Vida de Gestão de Processos de Negócio: análise do processo "Gerir Recrutamento e Seleção".

Principais Tópicos

O projeto compreende as seguintes atividades:

Planejamento, contendo os seguintes produtos:

- Documento com estudo e pesquisa normativa dos processos priorizados;

- Documento com diagnóstico inicial da situação atual "as is";

- Documentos com matriz de riscos conforme modelo da Assessoria Especial de Controle do Ministério da Economia;  itens de geração de custos, ao longo do processo;  matriz de responsabilidades; matriz de atores envolvidos; matriz de análise de viabilidade de realização de concursos (apenas estrutura e orientação sobre os conceitos);

- Slides da aula expositiva, preparação de dinâmica e vídeos;

A etapa de planejamento demandará revisão de literatura, identificação de melhores práticas e referências mais atuais sobre os temas. elaborando os modelos a serem trabalhados nas oficinas dentro de uma perspectiva de aprender fazendo, adaptados ao processo em análise e ao contexto.

Instrutoria Presencial

- Condução das oficinas, totalizando 28 horas, por meio de uso de técnicas de dinâmicas em grupo para construção e validação; exposição de vídeos e slides.

Monitoria

- Suporte pedagógico para complementação das atividades da instrutoria presencial na condução das oficinas, totalizando 28 horas.

Relatoria, com os seguintes produtos:

- documento contendo matriz de risco, custos, atores/responsabilidades/análise de aderência ao Siscon preenchidas com os conteúdos produzidos nas oficinas revistos e consolidados; 

- documento contendo matriz de análise de viabilidade validada e aperfeiçoada na oficina;

- arquivo e documento de apoio contendo processo desenhado com análise e atualizações efetivadas nas oficinas (entrega processo "as is"  atualizado no Bizzagi e navegável html).

Outras informações

Entregas:

  1. Documento com estudo e pesquisa normativa dos processos priorizados;

  2. Relatório de avaliação da situação atual;

  3. Documentos com matriz de riscos; matriz de custo geral; matriz de responsabilidades; matriz de atores envolvidos; matriz de análise de viabilidade do processo "Gerir Recrutamento e Seleção" (apenas estrutura e orientação sobre os conceitos);

  4. Slides da aula expositiva, preparação de dinâmica e vídeos;

  5. Oficinas com total de 28 horas realizadas;

  6. Documento contendo avaliação de riscos, custos, atores/responsabilidades/análise de aderência ao Siscon preenchidas com os conteúdos produzidos nas oficinas revistos e consolidados;

  7. Documento contendo matriz de análise de viabilidade validada e aperfeiçoada na oficina;

  8. Arquivo e documento de apoio contendo processo desenhado com análise e atualizações efetivadas nas oficinas (entrega processo "as is"  atualizado no Bizzagi e navegável html).

Turmas

Nenhuma turma para este ano até o momento.

Presencial

28 horas

Eventos e Seminários